sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha

Estilhaça-me

Título: Estilhaça-me

Autor: Tahereh Mafi

Editora: Novo Conceito

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

 

Adoro distopias, provavelmente é meu gênero literário favorito; por isso eu tinha grandes expectativas para Estilhaça- me.Sinto dizer que, desde o início, o livro não me agradou. A narrativa era fraca, nada envolvemente, depressiva. Achei um livro super viajado, algumas partes não se encaixam, a protagonista não é interessante - Juliette é basicamente vazia - e nenhum personagem me cativou particularmente.
Apesar dos inúmeros pontos fracos (que eu obsevei), também achei pontos positivos: sem erros de digitação, capa linda e um suspense interessante, com frases riscadas, mostrando o que Juliette queria dizer. Apesar disso, ainda não tenho vontade de acabar de ler a série. Talvez seja pelo fato do livro não mostrar muito de uma distopia - que é o que eu estava a fim de ler -, e ter como foco a aceitação de Juliette, de seus poderes e de sua história.
Além disso, outra coisa que ficou em segundo plano foi o romance. Acho que a relação Adam/Juliette foi muito mais física do que romantica, o que faz parecer que ela realmente praticamente não tem sentimentos.
Não quero ofender os fãs da saga, mas essa é minha opinião. Sem encanto, um livro mais psicológico do que romântico ou distópico, Estilhaça-me não me cativou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário