quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Resenha

Partials

Título: Partials
Autor: Dan Wells
Editora: ID
Sinopse: A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente.
Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança.
Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...


Kira é uma das sobreviventes do vírus RM, lançado pelos Partials, há onze anos. Ela mora em Long Island; um refúgio para os sobreviventes (que correspondem menos de 1% da população). O membro mais novo de toda a sociedade conhecida é Saladin, um menino de 14 anos. 
Os Partials foram criados para vencer a guerra, pela ParaGen, uma empresa que fabricava robôs. Porém, ao que parece, eles se rebelaram contra os humanos depois da guerra, e lançaram esse vírus na atmosfera, para matar todos os humanos. 
Para tentar deter a extinção, o governo (chamado de Senado, já deu para reparar a "distopia" aí) criou a Lei da Esperança, que obriga as mulheres a engravidar, quando completam 18 anos. Porém, nenhum dos bebês nasceu imune. 
Depois de descobrir que sua melhorar amiga estava grávida, Kira foge de Long Island, contrariando o Senado para descobrir a cura do RM. Só que depois dessa viagem, tudo o que Kira e seus amigos sabiam sobre o mundo pode se provar uma mentira. 
O livro me chamou a atenção por ser uma Distopia Futurista. Sério, me viciei nesse tema! E a quarta capa, com a declaração do presidente me fez decidir: eu vou comprar esse livro. 
Só pelo novo governo se auto denominar Senado, o autor praticamente grita: HEY, NÃO CONFIE NELES! ELE S VÃO TE MATAR A PUNHALADAS E TE DEIXAR NAS ESCADAS DO SENADO! (sim, eu amo Roma Antiga) E esse clima de distopia estilo Divergente me fez ficar apaixonada pelo livro!
A narrativa de Dan foi super criativa, e a ênfase nos sentimentos de Kira só melhorava a leitura. O cenário distópico foi muito bem criado, e parecia realmente ser possível (caso o mundo fosse atacado por robôs que matam toda a humanidade com um vírus biólogico). A descrição dos cenários e dos personagens batia totalmente com a realidade, e o psicológico deles era totalmente bem construído, com ações que condiziam com a apresentação deles.
Só que, o início do livro não me fez querer continuar. Apesar dos bons personagens, a Parte Um não tinha a menor história, só a descrição da vida após o Break (que é como eles chamam o momento que o RM foi lançado). Minha motivação foram as resenhas incríveis sobre o livro, falando que ele é "perfeito, incrível, o melhor livro futurista que eu já li", etc. 
Além disso, o uso dos travessões atrapalhou um pouco a leitura. As falas começavam, ás vezes, sem parágrafo, os pensamentos continham travessões... Foi muito confuso no início!
Porém, apesar dos baixos, Partials é uma distopia muito bem criada, cheia de reviravoltas, histórias e guerras. Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário