terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Resenha

Maldosas

Título: Maldosas
Autor: Sara Shepard
Editora: Rocco
Sinopse: Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.


Maldosas

"Três pessoas só podem guardar um segredo
se duas delas estiverem mortas" -Benjamin Franklin

A primeira frase do livro (essa aí em cima) já me fez ficar com medo. Eu achava que Pretty Little Liars ia ser uma coisa um pouco sinistra, mais mórbida!
Mas eu me enganei. (moral: nunca julgue um livro pela capa da série)
Maldosas é um livro incrivelmente real! É muito fácil se identificar com qualquer uma das garotas, pois a história delas é cotidiana. As duas que mais me fizeram lembrar de mim foram a Aria e Spencer: uma, que resolveu mudar tudo depois que mudou de país, e a outra que se sente sempre cobrada e é extremamente competitiva.
Me falem se não são personalidades super reais?
Sara Shepard abordou muitos temas "comuns" entre os adolescentes atualmente, o que deixou o livro "rico" -cleptomania, bulimia, orientação sexual... É impressionante como ela aprofunda os temas (existem cenas que a Hanna pratica bulimia, descrições de como a Emily se sente ao beijar uma garota...), mas não deixa o livro traumático, maçante e a história continua teen.
Apesar de ser narrado em terceira pessoa, você fica tão perdido quanto as meninas! (ou talvez até mais, pois muitas coisas são esclarecidas nos flashbacks) A narração de instiga a ir até o fim, com várias perguntas que só se respondem no final (e outras devem ser respondidas só no final da série), como por exemplo: Quem é A? Como ela sabe tudo? O que é A Coisa da Jenna? Sara não passa nada além do essencial, o que te faz querer mais.
Claro que existem as partes ruins -toda história tem. Para começar, são citadas marcas direto. Juice, Coca-Cola, M&M´s, Victoria´s Secrets, etc, etc. E isso deixa o livro cansativo! São muitas propagandas, e eu realmente não preciso saber qual é a marca exata do suéter da menina. Não preciso!
Fora isso, o fato de A ter desaparecido quando as garotas estavam no sétimo ano (com 12 anos mais ou menos) é meio bizarro. Porque, então, quer dizer que elas fizeram todas aquelas "maldades" com 12 anos para baixo? Como assim? Não entendi direito o sentido disso. Seria até compreensível se elas tivessem 15 anos quando tudo aconteceu, mas 12?
E, por último, a série tem doze livros. 
Eu não estou brincando, são doze livros mesmo.
Vai ser difícil ler todos, pois a história pode ficar cansativa e cara -porque livros, principalmente os que já viraram série, como é o caso de PLL são caros.
Mas eu com certeza recomendo Maldosas! Muito bem escrita, com um toque de humor negro, vai prender sua atenção!

"I´m still here, bitches. And I know everithing. -A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário