segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Resenha

Sangue de Tinta


Título: Sangue de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Sangue De Tinta dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.
Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.



"Se eu soubesse de onde vem as histórias, iria para lá"
-Permanecendo Vivo

No início, confesso que achei estranho uma continuação de Coração de Tinta. O fim do livro foi mais que satisfatórios (algumas poucas pontas soltas, mas nada que rendesse outro livro de 500 páginas). Eu acabei lendo Sangue de Tinta pois (a) eu gostei muito de Coração de Tinta e (b) porque meu melhor amigo me obrigou a ler. 
Felizmente o segundo livro veio a se mostrar tão bom (ou melhor!) que o primeiro. 
Os personagens continuam incríveis, e até a Meggie está uma boa personagem. Dedo Empoeirado deixa de ser um "meio herói", Farid ganha destaque, é mostrada a relação de Fenoglio com seu livro... Mas a única coisa que me decepcionou foi o "desaparecimento" de Elinor. Ela mau apareceu! Os capítulos dela (e do Darius) eram curtinhos, e eu realmente acho ela uma das melhores personagens do livro!
Além disso, somos apresentados agora a outras criações de Fenoglio, como o Príncipe Negro, Bailarino das Nuvens, Cosme, Cabeça de Víbora, Orfeu... E, com eles, Cornelia cria mais uma aventura incrível, mas em um outro mundo, cheio de aventuras, criaturas estranhas, castelos, príncipes, princesas... 
E toda a descrição dos cenários e dos personagens novos (mesmo que secundários) me fez admirar ainda mais a Cornelia e a história que ela criou dentro da história. Se criar um livro já dá trabalho, imagine dois e ainda por cima, juntá-los para fazer outra história!
Como se não bastasse os cenários, os personagens e duas histórias, Cornelia ainda trás a tona um assunto que prende qualquer leitor: o amor pelos livros e o poder das palavras. (no sentido literal de "poder das palavras", pois com a escrita de Fenoglio e a língua de Meggie eles resolvem qualquer problema. Ou quase isso.) O livro tem frases e cenas ótimas a respeito disso, que me fizeram pegar meu marca texto e marcá-las. 
Sangue de Tinta é um livro fantástico, emocionante e divertido; uma obra prima! Só tenho uma dica para todos que lerem: preparem os lencinhos!

"Ele me ensinou que com palavras é muito fácil escapar desse mundo.
Que se encontram amigos entre essas páginas, amigos maravilhosos!
Amigos como você, cuspidor de fogo. gigantes, fadas...!"
-Orfeu


Nenhum comentário:

Postar um comentário