domingo, 5 de janeiro de 2014

Resenha

A Queda dos Cinco

Título: A Queda dos Cinco
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Sinopse: John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos. Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para enfrentar um exército inteiro, mesmo com o retorno de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.






CONTÉM SPOILERS DOS OUTROS LIVROS

Apesar de John ter conseguido reunir toda a Garde (ou quase toda, com exceção de Cinco), isso não significa a resolução de todos os seus problemas. Toda os Lorienos acham que ele deve ser o "líder", o que só colabora para aumentar sua preocupação. 
Além disso, Marina também tem um "problema". Ela está apaixonada por Oito. No meio de uma guerra. E, além disso, é uma das poucas pessoas em que Ella confia, e depois da morte de Crayton, tudo só complica na vida da mais novinha da Garde.
Sam está em uma situação pior que todos eles: foi capturado e torturado pelos Mogs (sim, A Queda dos Cinco conta com a narração do Sam!!!), mas não deu as informações que Setrákus queria, e assim foi mandado para uma base secreta, onde está enlouquecendo devido ao tempo em cativeiro.
Mas os maiores problemas são: eles conseguirão encontrar Cinco? E, mesmo com todos os Gardes reunidos, derrotarão os Mogs? 
O foco do quarto livro não está mais só em Quatro e Seis (que normalmente estão a frente das lutas, sendo os heróis),  e colabora para o desenvolvimento de outros personagens (como Marina, Nove e Ella). Cheio de reviravoltas (praticamente tudo faz questionar o que realmente está acontecendo), suspense, ação e um toquezinho de romance (*-*), A Queda dos Cinco foi meu livro favorito da série!
Uma fala do John retrata exatamente o que eu pensei ao terminar o livro:
"Isso não é real, isso não é real, isso não é real..."
Realmente, um livro não pode acabar assim e deixar tanto suspense para o próximo (que aliás nem tem previsão de lançamento!), acabando com a sanidade dos leitores! Depois de tudo o que aconteceu, você fica esperando mais uma traição, mais uma traição, mais uma traição... Mais um passado, mais um passado, mais um passado... Mais um inimigo, mais um inimigo, mais um inimigo...
Inúmeras perguntas ficaram para o quinto livro: qual será o real passado de Ella? Número Um realmente quis passar seus poderes para Adam? Que Legado novo é esse de Marina? Qual vai ser o grande plano de John para derrotar os Mogs? 
Tanta curiosidade para o próximo... Com certeza merece o título de um dos melhores de 2013!

Espero que tenha gostado da resenha!
Kisses, 
Le