quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Resenha

Como Eu Era Antes De Você

Título: Como Eu Era Antes De Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Sinopse:Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 

William (Will) e Louisa (Lou) viviam vidas completamente diferentes, praticamente em mundos paralelos: ele era um CEO rico, que anda sempre bem vestido, com uma namorada perfeita e tinha todo o dinheiro possível disponível para que ele realizasse suas aventuras radicais. Ela era uma menina pobre, de uma cidade turística, que representava a principal fonte de sustento da família, trabalhando em um café ao lado do castelo da cidade.
Até que, um dia, os dois perdem o fio de suas vidas. Will sofre um acidente de moto e fica tetraplégico, sem poder fazer seus esportes, trabalhar, transar e praticamente não consegue mexer seus dedos ou falar. Já Lou é demitida do café, e se vê sem emprego ou qualificações, e suas opções de emprego são poucas: trabalhar em uma fábrica de frango, ser dançarina de pole-dance ou ser assistente de um deficiente (ou, em suas palavras, limpar o traseiro de alguém para sobreviver).
E é assim que Lou Clark vira a cuidadora de Will Traynor. Ele -que só a chama de Clark- se mostra sempre mal-humorado, amargo e sarcástico; fazendo o trabalho de Lou virar um inferno. Mas, aos poucos, eles vão construindo uma relação amigável, e íntima, que acaba por se transformar em amor...
Mas, quando tudo parece estar correndo bem, ela descobre que Will é um suicida em potencial e pior: ele já decidiu se matar dali a seis meses, em agosto, indo para a clínica em Dignitas, na Suíça.
Depois dessa descoberta, Louisa está determinada a mostrar a Will o valor da vida. Mas será que ela vai conseguir mudar a cabeça desse homem tão determinado?

A coisa que me chamou mais atenção no livro quando eu o vi na livraria foi a capa - vamos combinar, essa capa é linda-, e em seguida me apaixonei pela sinopse. Como Eu Era Antes De Você se provou uma história com um enredo fantástico, personagens muito bem construídos (incluindo nessa conta os secundários), que fala sobre amor, coragem e o valor da vida. 
A trilha sonora perfeita para esse livro (na minha opinião) é a música Fix You, da banda Coldplay. Depois da descoberta da Lou sobre o plano de suicídio do Will, os pensamentos dela são todos sobre como salvar ele, o que ele gostaria, o que ia fazer ele feliz, quais os cuidados que ela precisaria tomar... A vida dela praticamente gira em torno de ajudar (ou, como eu acho que ela vê isso, curar) Will.
"And I will try
To fix you"
Vou ser sincera: não chorei em nenhuma parte do livro, a não ser no final, quando tem a frase (dita pelo Will) "Apenas viva". E eu acho que é isso que todo mundo tem que fazer, mas ninguém faz: apenas viver. Eu não lembro onde eu li isso, mas essa frase ficou marcada para mim "Vivemos pensando no futuro. Estudamos para nos preparar para a faculdade, temos planos de saúde para o que um dia pode acontecer, vivemos nossa vida no futuro.", e eu associei muito isso com essa frase (apesar de esse não ser o foco do livro). Acho que o final tem significados diferentes para cada um que leu Como Eu Era Antes De Você.
Eu gostaria de compartilhar com vocês, é uma esperiência própria. Não é nem de longe (nem de longe mesmo!) tão dramático quanto Como Eu Era Antes de Você, mas aconteceu (e está acontecendo) de verdade; eu tenho uma lesão (bem pequena, uma ruptura de ligamento) no joelho direito. Enquanto eu dançava jazz (uma das minhas maiores paixões, que eu acho que só perde para ler, é dançar), caí e rompi o ligamento. Mas, enfim, eu entendi o Will na parte das pessoas te olharem estranho. Quando eu usava muleta era complicado sair, porque os outros ficavam me olhando, alguns desconhecidos vinham me perguntar o que tinha acontecido, e depois que eu falava me olhavam com um pouco de pena, eu precisava de um pouco de ajuda para andar, tive que fazer fisioterapia, parei de dançar (justo em época de concurso!); e o que eu tenho a dizer é que para mim, que tinha uma lesão minúscula, já foi ruim, desconfortável e complicado. Então, para aqueles que acham que o livro da Jojo é puro drama, eu tenho que dizer: não é. Se eu já sofri com um mês de muleta, imagina o Will, que ia ficar naquela situação para o resto da vida!
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a pesquisa que a Jojo deve ter feito para escrever esse livro. A rotina de um tetraplégico é descrita com tantos detalhes, os remédios, as doenças, os aparelhos... Acho que essa "realidade" me impressionou bastante, até não só do cotidiano de um deficiente, mas também da vida de Louisa, do fim do livro, das atitudes dos personagens secundários, que tiveram impacto no livro (dois que me chamaram muito a atenção foram Nathan, o enfermeiro do Will, e Katrina, a irmã da Lou), das salas de bate-papo com os outros tetras... 
Sensível, único e surpreendente, Como Eu Era Antes De Você me marcou muito mais do que A Culpa É Das Estrelas. Se você quer um livro para se emocionar, esse é a escolha certa!